domingo, 24 de maio de 2009

Mercado da Encruzilhada - Bar "O Bragantino"

Vista de "O Bragantino"

Casal frequentador assíduo, ambos funcionários públicos federais



O garçon Leonardo e Mário Sérgio de "O Mosqueiro"


Construído desde 1824, tendo sofrido duas grandes reformas, em 1950 e em 1998, o Mercado da Encruzilhada está situado no coração do bairro que lhe empresta o nome.

Estivemos lá no último dia 16, onde presenciamos um ambiente de "caos organizado", tal o número de pessoas que frequentam com assiduidade aquele espaço, especialmente o espaço dedicado à sua "Praça da Alimentação". Tivemos que disputar espaço para conseguir uma mesa diante do bar "O Bragantino", também conhecido por "o bar do português". Não conseguimos conversar com o Sr. Manoel, o proprietário, pois estava acometido de um surto de conjuntivite que tem se espalhado em nossa cidade. A especialidade do local são os preparos com bacalhau, desde o famoso "bolinho de bacalhau", até pratos mais bem elaborados. Também os famosos caldinhos, especialmente os de feijão e bacalhau, são estrelas do local.

Os preços são atrativos e a cerveja gelada no ponto.

Conversamos com um casal de funcionários públicos, ele engenheiro da CHESF e ela ligada à Petrobrás. São frequentadores assíduos do mercado. Essa é, aliás, uma característica interessante: não há distinção de classe social entre os frequentadores. A segunda característica que nos chamou a atenção, foi a de que o hábito de frequentar mercados, é passado "de pai para filho".

"O Mosqueiro" sente-se recompensado com a iniciativa de levar ao público em geral, essa riqueza cultural e gastronômica, há muito descoberta pelos frequentadores assíduos e eventuais, dos mercados públicos.

Por Mário Sérgio Pimentel



Um comentário:

Silvia Masc disse...

O Blog de vcs , está se tornando um guia gastronômico, será o meu guia, quando eu aparecer por aí...

bjs